Desde o primeiro dia da nova gestão, a Prefeitura de Jundiaí tem intensificado as ações de combate à dengue no município. Nesta terça-feira (01), uma reunião com todo o secretariado municipal discutiu novas estratégias para conter a disseminação do Aedes aegypti e garantir o atendimento adequado à população.
Nos últimos dias, a Prefeitura promoveu o mutirão Xô Dengue nos dias 26, 27 e 28 de março, realizou contratações temporárias de médicos, enfermeiros e técnicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde, e recebeu repasse financeiro para intensificar as medidas de combate à doença. Neste mês, o programa Xô Dengue nas Escolas será realizado para conscientizar crianças sobre a importância da prevenção.
O prefeito reforçou a necessidade de mobilização de todas as Unidades de Gestão para conter o avanço da doença. “Estamos agindo desde o primeiro dia da nova gestão, mas a luta contra a dengue precisa ser um esforço coletivo. Todas as secretarias estão envolvidas, e a população também deve fazer a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito em casa”, destacou.
A gestora da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, ressaltou o trabalho contínuo para manter a epidemia controlada. “Jundiaí segue vigilante e com ações preventivas diárias. A condição da epidemia está sob controle, mas precisamos do apoio de todos para evitar novos casos”, explicou.
O gestor adjunto da pasta, Allan Gomes, também reforçou a importância da conscientização. “Estamos reforçando o atendimento, monitorando os casos e promovendo ações educativas em escolas e bairros mais afetados. Mas sem o envolvimento da população, não venceremos essa batalha”, afirmou.
Cenário
O último Boletim de Arboviroses aponta que Jundiaí já registrou 1.666 casos de dengue em 2025, sendo 1.593 autóctones (transmissão local) e 73 importados. O bairro com maior número de ocorrências é o Novo Horizonte (258 casos), seguido pelo Residencial Jundiaí (229), Almerinda Chaves (143), Tulipas (94), Alvorada (74) e Jardim Tamoio (60).
A Prefeitura segue atuando com força máxima no combate à dengue e reforça a orientação para que cada morador faça sua parte, eliminando recipientes que possam acumular água e permitir a proliferação do mosquito.
Confira mais notícias no nosso Portal:
0 Comentários