No último sábado (12/4), uma operação do Detran-SP realizou fiscalizações em 20 cidades do estado, abordando um total de 12.867 veículos na Avenida Fernão Dias Paes Leme. Durante a ação, foram registradas 360 autuações relacionadas ao consumo de álcool ao volante, incluindo 341 recusas ao teste do bafômetro, 16 motoristas autuados por dirigir sob influência de álcool e 3 por crime de embriaguez ao volante.
A legislação de trânsito estabelece penalidades severas para quem dirige sob efeito de álcool ou recusa-se a fazer o teste. Dirigir com índices de até 0,33 mg de álcool por litro de ar é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação. Reincidências em 12 meses dobram o valor da multa, podendo levar à cassação do direito de dirigir, que exige um período de reinício de todo o processo de habilitação após 24 meses.
Já a embriaguez com índices a partir de 0,34 mg/l é considerada crime de trânsito, com pena de prisão de seis meses a três anos, além das multas e suspensão da CNH. Motoristas flagrados nessa condição são conduzidos à delegacia, e, se condenados, podem cumprir pena de prisão, reforçando a política de tolerância zero às ações que colocam em risco a segurança no trânsito.
Fonte: JJ
0 Comentários