Jorge Mario Bergoglio, conhecido como Papa Francisco, faleceu na última segunda-feira (21), às 2h35, horário de Brasília, ou 7h35 no horário local, aos 88 anos. A notícia foi confirmada pelo Vaticano. O pontífice serviu como líder da Igreja Católica por 12 anos.
Em um comunicado oficial, o Vaticano declarou: "O Bispo de Roma, Francisco, retorna à casa do Pai. Sua vida foi um testemunho de dedicação ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a praticar os valores do Evangelho com lealdade, coragem e amor por todos, especialmente pelos mais necessitados e marginalizados. Com profunda gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo de Cristo, encomendamos sua alma ao amor infinito e misericordioso de Deus em Sua forma Trina." Francisco havia lutado contra uma pneumonia bilateral, estando internado por aproximadamente 40 dias.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Argentina, Francisco fez história ao se tornar o primeiro papa latino-americano. Ele foi também o primeiro pontífice moderno a assumir após a renúncia de seu antecessor e o primeiro jesuíta a chegar ao cargo.
Como o 266º papa da Igreja Católica, Francisco foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave que escolheu seu sucessor, Bento XVI, embora tenha confessado que isto ocorreu contra sua própria vontade.
Fonte: G1.
0 Comentários