No Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência, na última terça-feira (11), a Fundação Serra do Japi recebeu duas pesquisadoras da Suécia, trazidas pelo professor titular do Departamento de Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), André Victor Lucci Freitas. O grupo foi recebido pelo diretor técnico, Wagner de Paiva.
A professora assistente Mariana Pires Braga e a pesquisadora Sille Holm, ambas da Swedish University of Agricultural Sciences da Suécia, desenvolvem uma pesquisa sobre os impactos de processos ecológicos e evolutivos nas interações entre borboletas e suas plantas hospedeiras. Parte desse estudo integra o projeto de doutorado do aluno do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas da Unicamp (Labbor), Gabriel Banov Évora, que também participou da visita, além do funcionário da Unicamp André Tacioli.
Para o superintendente da Serra do Japi, a vinda de pesquisadores para a reserva biológica amplia as possibilidades de conhecimento da biodiversidade local com seus possíveis usos, desenvolvimento sustentável e futuras gerações. “A Serra do Japi tem uma riqueza imensurável. Temos mais de 700 espécies de borboletas, o que faz de nossa Reserva Biológica Municipal um ótimo local para pesquisa, devido a riqueza da biodiversidade . A ampliação dos programas de pesquisa e educação ambiental que ocorrem no Município, em especial, na base ecológica, também faz parte do compromisso da atual gestão”, enfatiza Gramolelli.
0 Comentários