A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusando-o de tentativa de golpe de Estado em 2022. As acusações incluem:
Liderança de organização criminosa armada
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Golpe de Estado
Dano qualificado pela violência e grave ameaça ao patrimônio da União
Deterioração do patrimônio tombado
A PGR afirmou que Bolsonaro foi o líder da organização que tentou desestabilizar a democracia no Brasil. Se o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a denúncia, ele se tornará réu e terá que responder a um processo penal na corte.
Além de Bolsonaro, também foram denunciados o ex-ministro e ex-vice, general Braga Netto, e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. No total, 34 pessoas foram denunciadas.
A denúncia, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, detalha que Bolsonaro tinha conhecimento de um plano para assassinar o ex-presidente Lula e especificamente com a trama.
"Os membros da organização criminosa estruturaram, no âmbito do Palácio do Planalto, um plano de ataque às instituições, passando à derrubada do sistema democrático, batizado de 'Punhal Verde Amarelo'. O plano foi arquitetado e apresentado ao Presidente da República, que deu a sua anuência, enquanto um relatório do Ministério da Defesa reconhecia a inexistência de fraude nas eleições", destacou o procurador-geral.
Fonte: G1
Confira mais notícias no nosso Portal:
0 Comentários