O bilionário Elon Musk anunciou, nesta segunda-feira (3), sua intenção de fechar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), durante uma transmissão ao vivo no X. Musk, que lidera iniciativas no governo Trump para reduzir gastos, afirmou que a agência é um "ninho de vermes" e que é necessário encerrá-la, um ponto que, segundo ele, é apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.
A USAID, responsável por bilhões em ajuda humanitária global, amanheceu fechada após os comentários de Musk, com funcionários instruídos a não comparecer ao trabalho. Em 2023, a agência recebeu US$ 72 bilhões para diversas causas, incluindo saúde e segurança energética.
A proposta de Musk gerou polêmica, especialmente após a suspensão do site da USAID e a remoção de altos funcionários do órgão que tentaram impedir o acesso ao prédio por representantes do governo Trump. Musk também chamou a USAID de "organização criminosa" e criticou fraudes associadas a ela, sem apresentar provas.
Além disso, o acesso de Musk ao sistema do Tesouro dos EUA levantou preocupações, especialmente entre legisladores democratas, que pedem explicações sobre sua influência nos dados sensíveis do governo.
Desde a posse de Trump, uma ampla reformulação do governo está em andamento, com a demissão de muitos funcionários públicos e o controle de sistemas governamentais por aliados de Musk.
Fonte: G1
0 Comentários