Influenciador Monark tem contas desbloqueadas por Moraes.


 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu liberar as contas nas redes sociais do influenciador digital Bruno Aiub, conhecido como Monark. A medida foi adotada após avanços nas investigações que o acusam de incitação ao crime, disseminação de desinformação e discursos de ódio.

Embora Moraes tenha autorizado o desbloqueio, ele deixou claro que as condutas ilícitas devem ser evitadas. O ministro ressaltou que, neste estágio da investigação, não há necessidade de manter os bloqueios, mas aplicou uma multa de R$ 20 mil caso a Monark repita conteúdos que possam ser considerados desinformação ou ofensas às instituições.

As contas do influenciador foram bloqueadas em decorrência de um inquérito sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas. Em abril de 2023, Moraes já havia proibido Monark de divulgar notícias falsas relacionadas ao STF e ao TSE. Em agosto, ele foi multado em R$ 300 mil por desrespeitar essa ordem.

Conforme investigações da Polícia Federal indicam que, mesmo sob proibições, Monark criou novos perfis para continuar publicando conteúdos ilícitos. Essa conduta pode resultar em pena de detenção de três meses a dois anos, ou multa, conforme o Código Penal.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários