Adrián Simancas, um jovem chileno de 23 anos, viveu uma experiência extraordinária e assustadora: ele foi engolido por uma baleia jubarte e sobreviveu para compartilhar sua história.
A aventura começou quando Adrián e seu pai tentaram atravessar um canal no extremo sul do continente, utilizando packrafts — caiaques infláveis —, nas águas geladas da Terra do Fogo. A travessia, que teve início na baía El Aguila, 70 km ao sul de Punta Arenas, tinha como destino a Ilha de Nassau. No entanto, o percurso foi interrompido de forma repentina. “Tivemos que cancelar a viagem por causa do encontro com a baleia, já que perdi meu remo”, contou Adrián ao jornal La Prensa Austral . Ele também relatou ter visto jatos de água cerca de meia hora antes do incidente.
Adrián descreveu o momento em que foi atingido: "Primeiro senti que estava sendo jogado para trás. O tempo havia piorado, com chuva e ondas mais fortes. Achei que fosse uma onda, mas, em menos de um segundo, senti um impacto tão forte que percebi que não poderia ser apenas uma onda. Seria algo como um tsunami ou algo muito estranho."
Um vídeo gravado por seu pai registrou a cena impressionante: uma baleia jubarte emergiu das águas e engoliu Adrián, que reapareceu na superfície segundos depois. "Eu me virei e senti algo roçando meu rosto. Era uma cor entre azul e branco, vindo de cima e dos lados, e me puxava para baixo. Pensei que tinha sido devorado por algo. Tínhamos conversado antes sobre a possibilidade de haver orcas na área, que são mais agressivas", lembrou o jovem.
Seguindo as orientações do pai, que o aconselhou a manter a calma, Adrián conseguiu se agarrar ao caiaque e então ruma em direção a ele. Por fim, ele subiu na outra embarcação e amarrou os dois caiaques, permitindo que fossem rebocados até a costa.
Adrián admitiu que temia que o animal atacasse também seu pai, o que tornaria o retorno à terra firme ainda mais desafiador. Apesar do susto, o jovem conseguiu se salvar.]
Fonte: G1
0 Comentários