Faz o L? Preço do ovo dispara e preocupa supermercados e consumidores.


Os dados do varejo ainda não refletem a realidade do mercado atacadista. De acordo com um relatório da Abras, referente ao último ano até dezembro, os preços dos ovos em supermercados apresentaram uma queda média de 4,53%, enquanto outras proteínas registraram aumentos significativos.

A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) informa que a baixa oferta no mercado atacadista é um fenômeno sazonal. Historicamente, as vendas tendem a diminuir entre dezembro e fevereiro, com uma recuperação esperada em março.

As projeções indicam que os preços devem permanecer elevados até o período da Quaresma. A Ceagesp também notou um leve aumento nos preços dos ovos brancos e vermelhos no entreposto da capital paulista.

Mudanças nas Categorias de Peso e Seus Efeitos

Outro aspecto preocupante destacado pela Abras é a modificação nas categorias de peso dos ovos, conforme estabelecido pela portaria nº 1.179 do Ministério da Agricultura. Essa norma reduziu o peso médio dos ovos em cerca de 10 gramas por unidade. Atualmente, um ovo classificado como médio deve pesar entre 38 g e 47 g, enquanto anteriormente deveria pesá-lo acima de 50 g, o que afeta o custo-benefício do produto. O ministério ainda não se manifestou sobre essa mudança até o fechamento desta matéria.

Além disso, a portaria determina que todos os ovos devem conter a data de validade carimbada na casca a partir de 4 de março.

Postar um comentário

0 Comentários