O esquiador Cristian Ribera, de 23 anos, que mora em Jundiaí, brilhou na Copa do Mundo de esqui cross-country paralímpico, em Val di Fiemme, na Itália, no último fim de semana. Ele conquistou a medalha de ouro na prova rápida da categoria sitting (sentado), completando o percurso em 2min29s3.
No domingo, Ribera também garantiu a prata na prova de 10km, finalizando em 24min55s9, ficando atrás do chinês Zhongwu Mao, que venceu com 24min53s5.
“Saber que, quando precisei daquele gás extra e daquele último esforço, estava inteiro e preparado, é muito gratificante”, disse o atleta, destacando que a pista pode ser usada nos Jogos Paralímpicos do futuro.
Cristian nasceu com artrogripose, uma doença congênita que afeta as articulações. Ele se mudou de Rondônia para Jundiaí em busca de tratamento e iniciou sua trajetória esportiva aos 15 anos, no PEAMA, tornando-se o mais jovem atleta dos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang 2018.
No fim de 2024, Ribera já havia se destacado ao conquistar três ouros na Copa do Mundo da Finlândia, nas provas rápida, 10km e mass start 10km. Agora, ele segue firme na busca por mais conquistas internacionais.
Fonte: Esporte Paulista
0 Comentários