Um grupo de voluntários de Jundiaí (SP) se reuniu neste sábado (16) para ajudar no reflorestamento do Morro da Baleia. Uma área, que equivale a 63 campos de futebol, foi devastada por um incêndio que durou três dias em abril de 2024, queimando aproximadamente 450 mil metros quadrados em frente ao terminal rodoviário da cidade.
Organizada pelo Coletivo Japy, uma ação envolve a criação de aceiros, que são faixas de terra entre as vegetações, ajudando a prevenir a propagação do fogo. Larissa Pereira, cofundadora do Coletivo Japy, explica: "O mato cresce muito rápido, então precisamos delimitar o próximo das mudanças para evitar a competição, o que pode prejudicar seu crescimento."
O trabalho dos voluntários começou em junho, com o planejamento de diversas mudanças. Até este sábado (16), mais de 200 novas árvores foram plantadas na área.
Esta foi a primeira vez que Cleber Possani participou da recuperação do Morro da Baleia. Segundo ele, a reflorestação é crucial: "A cidade inteira está pegando fogo. Quando soube que havia pessoas se mobilizando contra isso, decidi vir e ajudar na residência."
Fonte: G1
0 Comentários