Nesta sexta-feira (15), será possível observar mais uma superlua no céu de todo o Brasil, desde que as condições climáticas sejam favoráveis.
Esta é a terceira e última superlua do ano. Embora o termo "superlua" não seja amplamente utilizado por astrônomos, ele se refere à Lua que aparece maior e mais brilhante do que o habitual, pois estará próxima ao perigeu, o ponto da órbita mais próximo da Terra.
Como fotografar a Lua com o celular
A melhor visualização ocorrerá ao anoitecer. De acordo com o Observatório Nacional (ON), o momento exato da lua cheia varia conforme o fuso horário local, mas, no horário de Brasília, o auge do fenômeno será às 18h28. Para observá-la, não é necessário nenhum equipamento especial; a olho nu, a lua parecerá maior e mais brilhante.
Superluas x luas cheias: qual é a diferença?
A expressão "superlua" não tem uma definição astronômica formal. O termo foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e, embora tenha sido adotado por alguns sites de astronomia, não é um conceito universalmente aceito entre os especialistas.
Tecnicamente, o momento em que a Lua está "cheia" dura apenas um instante, mas ela pode parecer cheia por mais de três dias consecutivos. Uma superlua ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, resultando em uma aparência ligeiramente maior e mais brilhante.
"Uma lua cheia é considerada uma superlua se ocorre próxima ao perigeu, que normalmente é a menos de 360.000 km da Terra", explica Helio J. Rocha-Pinto, diretor do Observatório do Valongo da UFRJ.
Esse fenômeno é chamado de perigeu porque a Lua, nesse momento, aparece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu (ou microlua), quando está mais distante.
Portanto, nem toda lua cheia é uma superlua. Segundo o calendário astronômico do Observatório Nacional, teremos um total de três superluas em 2024:
1. A primeira ocorreu entre os dias 17 e 18 de setembro.
2. A segunda foi no último dia 17 de outubro.
3. E a terceira, que será observada hoje, 15 de novembro.
Fonte: G1
Confira mais notícias no nosso Portal:
0 Comentários