A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para chuvas de forte intensidade que afetarão todas as regiões do estado entre esta quinta-feira (7) e sexta-feira (8). Os acumulados de chuva poderão variar de alto a muito alto. As regiões de Marília e Presidente Prudente enfrentarão níveis altos, enquanto na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, e nas regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, os acumulados serão considerados muito altos. É importante dar atenção especial às regiões de Bauru e Araraquara, onde os níveis serão ainda mais elevados.
Essas chuvas poderão ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e até possibilidade de granizo. O alerta se deve à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, que criará condições favoráveis para pancadas de chuva forte e temporais.
Para enfrentar essa situação, o Governo de São Paulo instalará, a partir das 8h desta quinta-feira, um gabinete de crise. O objetivo é garantir uma resposta rápida à população em caso de emergências relacionadas às chuvas previstas. Representantes das Agências Reguladoras do Estado, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água estarão presentes, facilitando a comunicação e as ações de monitoramento.
As recomendações de segurança incluem:
- Evitar lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos.
- Manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes e quiosques.
- Durante a chuva, evitar o contato com aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras e TVs.
- Não tomar banho durante tempestades.
- Ter cuidado com queda de árvores e postes em caso de ventos fortes.
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permanecer dentro do carro e ligar para o serviço de emergência.
Para receber alertas da Defesa Civil, é possível enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhar as notícias pelas redes sociais @defesacivilsp.
Confira mais notícias no nosso Portal:
0 Comentários