Com a colaboração de funcionários, pizzaria de Jundiaí reergue após incêndio: 'Fênix que ressurgiu das cinzas'.


Após mais de um ano fechada, uma pizzaria em Jundiaí, São Paulo, que foi completamente destruída por um incêndio em agosto de 2023, foi reinaugurada no início de novembro deste ano.

O fogo começou no interior do estabelecimento e, em menos de 15 minutos, devastou o local. O proprietário, Matheus Miranda de Souza, relatou que teve que se manter forte para apoiar sua equipe durante o desespero inicial. "Quando vi minha equipe chegando e as pessoas chorando, precisei ser forte para dar suporte psicológico a todos. Minha esposa estava viajando pela Europa, então, sozinho, tive que lidar com a situação sem demonstrar fraqueza", contou.

As obras de reconstrução duraram oito meses, um período que para Matheus pareceu interminável devido ao estresse vivido. Ele precisou demitir todos os funcionários, mas mesmo assim, eles se uniram para ajudar nas obras, comprometendo-se a voltar assim que o trabalho estivesse concluído. "Meus funcionários colocaram a mão na massa, ajudaram na limpeza e na recuperação de materiais", explicou.

A contribuição dos antigos funcionários e da comunidade, que fez doações, foi fundamental para a continuidade do projeto. "Tudo foi feito sem custo, apenas com doações de mão de obra e carinho da comunidade", recorda Matheus.

Ele expressou confiança no sucesso da reinauguração, graças à tradição de 37 anos da pizzaria na cidade. "Nossa casa é bem conhecida e querida, e isso se tornou evidente durante a reconstrução", afirmou.

Renascida como uma fênix, a pizzaria agora se chama Fênix, em homenagem ao mito grego da ave que renasce das cinzas. A ideia veio de uma amiga, que pintou um quadro da fênix, agora exposto no caixa.

"Graças a Deus, a pizzaria voltou com força total, pois já tínhamos um público fiel. Mesmo antes da reinauguração, o movimento já era intenso", disse Matheus.

Curiosamente, um altar com imagens de santos foi encontrado intacto após o incêndio. Fotos mostraram que as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, um crucifixo e um quadro de São Bento sofreram poucos danos, apesar do incêndio.

Matheus explicou que a pizzaria foi construída em uma antiga fazenda italiana, onde era comum ter capelas nos quintais. Durante a ampliação do estabelecimento, ele decidiu não demolir a capela e a incorporou na nova construção. Agora, uma nova capela foi reconstruída no meio do salão, e todas as imagens e objetos foram restaurados.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários