A Holanda anunciou nesta segunda-feira (11) que fechará sua fronteira terrestre com a União Europeia a partir de 9 de dezembro, por um período de seis meses, com o objetivo de controlar os fluxos migratórios para o país. A informação foi confirmada pela porta-voz da ministra da Migração, Marjolein Faber.
O país faz fronteira com a Bélgica e a Alemanha, ambas integrantes do Espaço Schengen, onde há livre circulação de cidadãos e mercadorias. Em situações excepcionais, os países do Espaço Schengen têm a autorização para fechar suas fronteiras.
Com essa medida, aqueles que desejarem entrar na Holanda vindos de outros países da União Europeia terão que passar por controles de fronteira implementados pelo governo durante esse período.
Essa ação faz parte de um pacote do governo do primeiro-ministro Dick Schoof, que lidera uma aliança de direita desde julho. O nacionalista Geert Wilders, membro dessa aliança, é conhecido por suas posições antimuçulmanas e por seguir uma linha de oposição à imigração, similar à que se observa entre grupos de extrema direita na Alemanha. Wilders já expressou sua oposição a um pacto que a União Europeia está tentando estabelecer para uma política comum de asilo para aqueles que fogem de guerras.
Fonte: G1
Confira mais notícias no nosso Portal:
0 Comentários