Oito ônibus foram sequestrados por criminosos e usados como barricadas na Estrada do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, no início da tarde desta quarta-feira (16), durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na comunidade da Tijuquinha.
A Estrada do Itanhangá dá acesso às comunidades da Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras. Segundo o sindicato das viações que operam na capital, os bandidos ordenaram que os passageiros descessem dos ônibus e atravessaram os veículos na pista. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre possíveis feridos.
A tenente coronel Cláudia Moraes, porta-voz da Polícia Militar, comentou sobre a estratégia dos criminosos: "Esse tipo de estratégia é utilizado para desviar a atenção da Polícia Militar do ponto em que estamos atuando, tentando criar uma cortina de fumaça e causar desordem e caos para pessoas inocentes."
A via foi interditada em ambos os sentidos, resultando em uma longa fila de ônibus na região. Imagens do Globocop mostravam muitos veículos manobrando para sair do local. De acordo com a Rio Ônibus, as linhas de coletivos que operam na área tiveram seus itinerários alterados.
A Polícia Civil informou que o crime organizado possui gerentes de barricadas, responsáveis por instalar bloqueios nas comunidades para dificultar o acesso da polícia.
Linhas sequestradas:
- D13091 - 878 Tanque x Barra da Tijuca
- C30229 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30213 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30241 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30127 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30193 - 550 Cidade de Deus x Gávea
- C13058 - 878 Tanque x Barra da Tijuca
- C47815 - 863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
- C30123 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
Nos últimos 12 meses, mais de 130 ônibus foram usados como barricadas em comunidades do Rio de Janeiro. Segundo o sindicato, entre agosto do ano passado e agosto deste ano, 29 coletivos foram incendiados. Em agosto, criminosos também utilizaram ônibus e caminhões como barricadas durante uma operação policial no Complexo de Israel, na Zona Norte.
Fonte: G1
0 Comentários