Um dos temas mais comentados na cidade de Itupeva nos últimos dias tem sido a proposta do candidato a prefeito Renato de Andrade de implantar a Tarifa Zero no transporte público municipal. O candidato à reeleição, por exemplo, fez questão de dizer em programa de rádio que "Ônibus de graça é impossível em Itupeva", apesar de não ter apresentado dados que corroborem sua afirmação. Pior ainda, não apresentou nenhum plano para melhorar o transporte público na cidade.
Empenhado em mostrar que a proposta é viável, Renato de Andrade visitou cidades que implantaram a Tarifa Zero e buscou o apoio de especialistas em transporte público e mobilidade urbana para que estudassem as condições de Itupeva. Um deles é Jurandir Fernandes, professor da Unicamp, ex-secretário dos Transportes do estado de São Paulo e um dos principais nomes da área no país. Segundo ele, mais que possível, a Tarifa Zero é necessária: "Itupeva tem muito mais condições do que muitas cidades que já implantaram o serviço. Além de representar economia para todos, este programa proporciona uma verdadeira democratização do acesso à cidade", afirmou o professor.
Renato de Andrade também buscou informações sobre a substituição da frota e formas de subsidiar o serviço: "Quando o Dr. Geraldo Alckmin esteve aqui em Itupeva para reforçar seu apoio à minha candidatura, voltei a falar com ele sobre a importância de apoio do Ministério da Indústria para a aquisição de ônibus novos, elétricos ou movidos a biomassa, que são muito menos poluentes que os atuais, velhos e a diesel, e ele garantiu nos atender. Este é um importante avanço na consolidação da nossa proposta", concluiu o candidato.
Na semana passada, Renato viveu a experiência de tomar o ônibus no outlet e ir até o ponto final na Nova Monte Serrat. A experiência demonstrou o tratamento desumano que dado à população mais carente da cidade e reforçou seu desejo de implantar a Tarifa Zero nos primeiros meses de governo, caso seja eleito. "O político sincero e comprometido com o povo, precisa conhecer e sentir suas dores. Nessa viagem, vivemos a experiência de tudo o que não queremos para o povo de Itupeva: ônibus velho, barulhento, com trajeto mal planejado, em ruas esburacadas ou sem qualquer pavimentação. Uma vergonha e um desrespeito aos usuários e aos trabalhadores da empresa de ônibus. Não é à toa que todos os passageiros saudaram nossa iniciativa e declararam apoio ao nosso projeto.
A tarifa zero já é aplicada em 37 cidades do estado de São Paulo, boa parte delas com menos recursos que Itupeva.
0 Comentários