O Brasil enfrenta uma nuvem de fumaça.


  O Brasil está praticamente todo coberto por uma densa nuvem de fumaça. Embora o país tenha poucas nuvens no céu, muitas pessoas não conseguem ver o azul em diversos estados, devido à fumaça que obscurece a visão e transforma o sol em um espetáculo assustadoramente belo, com tons vermelhos.

Recorde de focos de fogo em 14 anos

De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1º de janeiro e 7 de setembro de 2024, foram registrados 156.023 focos de incêndio no Brasil. Este é o maior número para esse período em 14 anos, superando os 163.408 focos detectados em 2010.

A fumaça persistirá até que comecem a chover regularmente, quase todos os dias, mas não há previsão para tais chuvas no futuro próximo. 

Além da escassez de chuva, o calor intenso, que ultrapassa os 40°C em várias regiões do interior do país, eleva ainda mais o risco de incêndios.

Previsão de pouca chuva

Entre os dias 12 e 15 de setembro, algumas áreas do Sul e partes do extremo sul de São Paulo, assim como a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, poderão receber alguma chuva. No entanto, a maior parte do Brasil continuará enfrentando fumaça, calor excessivo e seca.

Fonte: Climatempo

Postar um comentário

0 Comentários