Como parte da estratégia de fortalecimento, aprimoramento e qualificação do Centro de Trauma do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), 16 enfermeiros, que atuam no Pronto Socorro e nas unidades de Pronto Atendimento, participaram de um treinamento imersivo na última semana. Realizado na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o curso foi promovido pela Fundação Roberto Rocha Brito, Instituição vinculada ao Hospital Vera Cruz, de Campinas. Participaram, como anfitriões do HSV, o diretor clínico, Dr. Frederico Michelino de Oliveira, e a gerente de enfermagem, Grace Campos.
O Advanced Trauma Care for Nurses é um curso avançado de trauma desenvolvido pela Society of Trauma Nurses (STN), dos Estados Unidos, destinado a enfermeiros interessados em aumentar seu conhecimento e aperfeiçoar suas habilidades no atendimento do doente traumatizado. O Curso ATCN é ministrado em parceria com o Programa Advanced Trauma Life Support (ATLS) e conta com o suporte do Comitê de Trauma do American College of Surgeons (COT ACS).
O curso, contou com aulas teóricas interativas e atividades práticas com manequins artificiais e humanos simulados. Foram abordados temas como avaliação e atendimento iniciais; tratamento da via aérea e da ventilação; choque; trauma de tórax; trauma abdominal e pélvico; trauma craniencefálico; trauma vertebromedular; trauma musculoesquelético; trauma nos extremos de idade; lesões térmicas; trauma na gestante e violência doméstica; transferência para o tratamento definitivo; atendimento de doente simulado; e discussão dos cenários de triagem.
"O treinamento contínuo dos nossos profissionais é essencial para o desenvolvimento e aprimoramento do Centro de Trauma. Essa capacitação não só prepara a equipe para lidar com os mais diversos cenários de emergência, como também fortalece o compromisso com a excelência no atendimento. Investir no aperfeiçoamento técnico e nas habilidades de resposta rápida é fundamental para a efetivação das ações do nosso projeto, garantindo que, em situações críticas, possamos oferecer o melhor cuidado possível”, disse o diretor clínico, Dr. Frederico Michelino de Oliveira.
0 Comentários