Pesquisar

Brasil e Argentina realizam operação que desativa 675 sites e 14 aplicativos de streaming pirata e prendem suspeitos.


Uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizada nesta quinta-feira (19), resultou no fechamento de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal. Esta é a sétima fase da "Operação 404", que faz alusão ao erro 404, indicando páginas não encontradas na internet.

Durante a operação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de oito pessoas, cinco no Brasil e três na Argentina. A ação, parte de uma mobilização internacional contra infrações de direitos autorais, também removeu conteúdos piratas de servidores e desindexou-os dos mecanismos de busca.

O governo destacou que a pirataria causa prejuízos significativos à economia e à indústria criativa, além de infringir os direitos de artistas e autores. Recentemente, também foi identificado que os sites piratas espalhavam vírus e malwares, tornando os usuários vulneráveis.

A operação foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas e contou com a colaboração de polícias civis de nove estados brasileiros e de órgãos de cinco países, incluindo Argentina, Reino Unido e Estados Unidos, além de diversas entidades de defesa dos direitos autorais.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários