Um residente que testemunhou a queda de um avião em uma fazenda em Birigui (SP), resultando na morte de três pessoas, na tarde deste sábado (3), relatou às autoridades que viu o piloto tentando realizar uma manobra de arremetida pouco antes do acidente. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento da queda (veja o vídeo acima).
Segundo informações do boletim de ocorrência, o morador explicou que estava em uma estrada de acesso à fazenda, cerca de 800 metros do local do acidente, quando avistou a aeronave voando baixo e realizando "uma manobra para um lado e para cima, como se estivesse tentando arremeter".
Logo em seguida, ele ouviu o som da explosão e visualizou o avião em chamas no pasto devido à queda do bimotor. Ele também relatou que auxiliou no controle do incêndio no pasto.
De acordo com informações da Polícia Civil, o bimotor, com prefixo PS-RCM, havia passado por manutenção no Aeroclube de Birigui e decolou por volta das 13h30 com destino a Socorro (SP).
A aeronave, um modelo 95-A55 fabricado pela Beech Aircraft em 1961 e com capacidade para seis pessoas, estava regularmente registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As três vítimas do acidente ficaram carbonizadas. Seus corpos foram removidos e levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Araçatuba (SP) para identificação. Até o início da tarde deste domingo (4), as vítimas ainda não haviam sido identificadas.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) para investigar o caso.
"Na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", informou o órgão.
"O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram", acrescentou.
Fonte: G1
Confira mais notícias no nosso Portal:
0 Comentários