A cantora Preta Gil anunciou que o câncer voltou, afetando quatro áreas do seu corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e uma lesão no ureter. Ela descobriu a recidiva após exames de rotina e já iniciou um novo tratamento. Preta havia se recuperado de um câncer de intestino, tratado com cirurgia em agosto de 2023, e estava em remissão, um período de cinco anos em que o câncer pode retornar.
O retorno do câncer, conhecido como recidiva, pode ocorrer de várias formas: local, regional ou à distância. Oncologistas afirmam que a recidiva é comum devido à possibilidade de células cancerosas residuais que não são detectáveis inicialmente. O acompanhamento pós-tratamento é crucial para detectar precocemente qualquer sinal de retorno da doença.
A metástase ocorre quando células cancerosas se espalham para outras partes do corpo, formando novos tumores. Embora tratamentos como quimioterapia e imunoterapia possam ser necessários, a previsão exata da recidiva não é possível. No câncer intestinal, o maior risco de recidiva está nos primeiros dois anos após o tratamento, com as chances diminuindo após cinco anos.
Fonte: G1
0 Comentários