Dois aviões quase colidiram no ar na segunda-feira (8) em Syracuse, nos Estados Unidos, levando a Agência Federal de Aviação (FAA) a iniciar uma investigação sobre o incidente.
Um vídeo de uma câmera de segurança da polícia de Syracuse capturou o momento em que os aviões ficaram perigosamente próximos um do outro.
O incidente ocorreu às 12h50 de segunda-feira, quando o controlador de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Syracuse Hancock, no estado de Nova York, permitiu que uma aeronave se aproximasse para pouso ao mesmo tempo em que autorizou outra a decolar na mesma pista. Ambas as aeronaves eram do modelo Bombardier CRJ-700. O voo 5511 da PSA, uma subsidiária da American Airlines, estava se preparando para aterrissar, enquanto o voo 5421 da Endeavor, subsidiária da Delta, recebeu autorização para decolar.
O piloto da PSA percebeu a situação e questionou o controlador, conforme revelado por áudio obtido pela CBS News. O controlador então instruiu o piloto a abortar a aterrissagem. Dados de radar indicam que os aviões ficaram a apenas 220 metros de distância um do outro.
A Delta/Endeavor informou à CBS que está cooperando totalmente com as autoridades, como é de praxe, e reiterou seu compromisso com a segurança. A American Airlines optou por não comentar sobre o caso.
Em comunicado, a FAA declarou:
"Um controlador de tráfego aéreo instruiu o PSA Airlines 5511 a abortar a aterrissagem no Aeroporto Internacional de Syracuse Hancock para manter distância de uma aeronave que estava decolando na mesma pista. O incidente ocorreu por volta das 11h50, horário local, na segunda-feira, 8 de julho. A FAA está conduzindo uma investigação do ocorrido".
Fonte: G1
Confira mais notícias no nosso Portal:
0 Comentários