Unidade da Colsan em Jundiaí apresenta menor índice de doações de sangue dos últimos 10 anos.


A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Jundiaí (SP) está enfrentando a maior queda de doações dos últimos 10 anos, com uma redução de aproximadamente 70% no número de doadores.

Essa situação pode impactar negativamente todos os pacientes da região, incluindo crianças e adultos, que dependem das bolsas de sangue para o tratamento de doenças como a leucemia.

Segundo Áurea Denigris, gerente da Colsan, a diminuição de doadores está levando a uma queda drástica no fornecimento de plaquetas, um hemocomponente essencial para hospitais que tratam pacientes com doenças que exigem esse tipo de suporte.

"Nos hospitais da região de Jundiaí, temos duas crianças que necessitam constantemente de plaquetas. Com essa redução nas doações, estamos preocupados, pois podemos ficar sem esse componente para fornecer a essas crianças", explica.

Uma das razões para a diminuição nos estoques de sangue é o aumento dos casos de dengue e gripe na cidade. Caso um potencial doador tenha sido recentemente infectado por um desses vírus, é necessário aguardar um período de sete a 30 dias antes de poder realizar a doação.

Para ser um doador, é preciso ter mais de 18 anos e apresentar os documentos pessoais no momento do cadastro na Colsan.

A unidade da Colsan em Jundiaí está localizada na Rua XV de Novembro, n° 1.848, na Vila Municipal. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (11) 4521-4025.

Postar um comentário

0 Comentários