Itupeva - Emanuelly Victória de 5 anos, está com paralisia cerebral e aguarda cirurgia urgente.


Enfrentando diariamente os desafios impostos pela paralisia cerebral, Emanuelly Victória, uma menina de apenas 5 anos, está em uma batalha junto com sua mãe, Fernanda, desde 2023, em busca do tratamento necessário. A menina precisa passar por uma cirurgia complexa que envolve ambos os pés, joelhos e a região entre as pernas. O diagnóstico foi feito após uma avaliação de um ortopedista no Grendacc, em Jundiaí.

Outro profissional, do Sistema Único de Saúde (SUS) e que trabalha no Hospital São Vicente, em Jundiaí, reforçou a urgência da cirurgia, levando em consideração especialmente a idade de Emanuelly, e emitiu uma carta para a secretaria municipal de Saúde de Itupeva solicitando o procedimento.

Apesar dos pareceres desses dois especialistas, a família tem enfrentado dificuldades para agendar a cirurgia.

Esta não é a primeira vez que a menina tem que esperar, visto que ela está aguardando há cinco meses pela aquisição de uma nova cadeira de rodas. Infelizmente, a Prefeitura de Itupeva ainda não a adquiriu devido à falta de recursos, enquanto Emanuelly utiliza uma cadeira menor que não atende às suas necessidades.

Desde o início deste ano na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itupeva, ela tem recebido acompanhamento psicológico e fisioterapêutico, enquanto espera por uma vaga para terapia ocupacional (T.O.) e neuropediatra, que são essenciais para o seu desenvolvimento.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, questionando tanto sobre o agendamento da cirurgia quanto a aquisição da cadeira de rodas, mas até o fechamento deste texto, não obteve resposta.

Fonte: Olhar Itupeva

Postar um comentário

0 Comentários