Pesquisar

Itupeva - Na "Live", prefeito volta a mentir; Desta vez sobre comissionados.


Aqueles que não foram bloqueados nas redes sociais do prefeito Rogério Cavalin podem assistir a uma transmissão ao vivo realizada às terças-feiras às 19h, no mesmo horário da Sessão Ordinária, com o vice-prefeito Isaque de Messias. Durante a transmissão, os responsáveis pelo poder executivo divulgaram uma informação incorreta sobre o número de cargos comissionados na Prefeitura.

O prefeito afirmou: "Quando assumimos a Prefeitura, havia 253 cargos aqui. Demitimos esses cargos e contratamos 116 novos cargos." No entanto, parece que houve confusão nos números, pois a realidade é mais do que o dobro disso.

De acordo com os documentos oficiais disponíveis no portal da transparência, até o final de maio, o número de cargos comissionados é mais que o dobro do que foi mencionado na transmissão ao vivo. São mais de 290 cargos entre comissionados, chefes, assessores, diretores nomeados pelo prefeito, além de quase 200 estagiários.

A questão dos cargos comissionados tem sido discutida em Itupeva, especialmente depois que o Ministério Público (MP) apontou a necessidade de reduzir o número de cargos que não são ocupados por servidores de carreira.

O Projeto de Lei de Complementar do Executivo (PLCE) Nº 64, elaborado pela Prefeitura para atender parte das recomendações do MP, foi aprovado em 14 de maio com oito emendas e sub-emendas parlamentares, que alteraram o prazo para as demissões.

Inicialmente, a Prefeitura pretendia realizar as exonerações em 180 dias, o que as teria colocado 30 dias após as eleições deste ano. No entanto, com as alterações feitas pelos parlamentares, o executivo terá 30 dias após a sanção da Lei para efetuar as demissões.

Curiosamente, o autor do Projeto de Lei, Cavalin, vetou sua própria proposta, mas o veto foi derrubado pela Câmara por 10 votos a 2 em uma Sessão Extraordinária realizada em 20 deste mês.

A Lei Complementar nº 551 foi promulgada em 19 de junho pelo presidente da Câmara, Angelin Lorenção (PSDB), e publicada no Diário Oficial em 20 deste mês.

Fonte: Olhar Itupeva

Postar um comentário

0 Comentários