A médica Ellenn Salviano, com quase 9 anos de experiência na medicina, agiu de forma criativa ao usar uma embalagem de bolo como um capacete de oxigênio para salvar a vida de um bebê de três meses em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. O bebê, que chegou ao hospital em estado grave, foi diagnosticado com cianose e manchas roxas na pele, indicando a necessidade urgente de oxigenação.
Ellenn e sua equipe improvisaram o equipamento, que ajudou a criança a recuperar a oxigenação até a chegada de materiais adequados. O caso ressalta a falta de recursos e investimentos no sistema de saúde pública, com a médica destacando a importância de mais suporte para o SUS.
Após horas com o respirador improvisado, o bebê foi transferido para um hospital em Natal, onde recebeu tratamento adequado. O improvisado respirador foi crucial para a melhora do paciente, conforme confirmado pelo médico do Samu envolvido na transferência.
Essa situação evidencia a dedicação e o profissionalismo da equipe médica, bem como a necessidade de mais investimentos na saúde pública para evitar tais improvisos em situações críticas.
Fonte: G1
0 Comentários