Pesquisar

Inspirados pela fé, romeiros caminham 80 km de Jundiaí a Pirapora de Bom Jesus.

Devotos começam a Romaria a pé de Jundiaí a Pirapora — Foto: Arquivo da Romaria

Quase 500 romeiros participaram da tradicional Romaria de Pedestres da Vila Arens, em Jundiaí, até o Santuário de Pirapora do Bom Jesus (SP). A caminhada de ida e volta, totalizando 80 quilômetros, teve início às 21h desta sexta-feira (10) após a bênção aos fiéis, com previsão de retorno para domingo (12) às 16h.

A programação dos romeiros foi intensa. No sábado, às 7h, houve a concentração de chegada na cidade de Pirapora do Bom Jesus, em frente ao depósito da prefeitura, onde foi tirada a foto oficial. Em seguida, em fila, todos seguiram até o santuário, onde foram recebidos pelo padre para a bênção e visita à imagem do Bom Jesus.

Ainda no sábado, às 15h30, na capela do seminário, ocorreram palestras e testemunhos, seguidos de recitação do terço e confissões pelos fiéis.

No domingo (12), às 4h30, foi celebrada a Santa Missa no Santuário, transmitida pela Rádio Cidade AM 730. Depois, os romeiros retornaram para Jundiaí, onde foram recebidos pela Banda São João Batista e seus familiares. A previsão de chegada foi às 16h na Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens.

"A romaria é uma peregrinação de caráter espiritual e religioso, ligada à Igreja Católica Apostólica Romana, na qual cada peregrino, impulsionado unicamente pela fé, busca se aproximar um pouco mais de Deus para compartilhar suas alegrias, tristezas, angústias e expectativas, além de agradecer por todas as graças recebidas e rogar por outras que necessita para si ou sua família", destaca Anselmo Luiz Marcelo, membro da Comissão Organizadora.

Originária de maio de 1935, a Romaria de Pedestres da Vila Arens foi incluída no calendário de eventos de Jundiaí em março de 2016, por meio de uma lei municipal. A peregrinação foi criada por um grupo de amigos após diversas promessas de cura de lesões após partidas de futebol, resultando em uma viagem a Pirapora do Bom Jesus.

Desde então, a romaria cresceu em participantes e testemunhos de milagres, como o relato de um romeiro descalço cujos pés foram curados após a peregrinação. A tradição continua atraindo fiéis como Mil de Lima, de Várzea Paulista, que expressa a importância da caminhada para sua fé e emociona-se ao chegar em Pirapora do Bom Jesus após percorrer os quase 40 km a pé.

Fonte: G1

Romeiros em 1958 — Foto: Arquivo/Romaria

Postar um comentário

0 Comentários