Pesquisar

Hospital Infantil do Grendacc adota sistema de distribuição de senhas para atendimento.


No mês de abril, o Hospital da Criança do Grendacc implementou a automatização do sistema de senhas em sua recepção, com o objetivo de agilizar o atendimento aos pacientes. O projeto, denominado 'painel de senha', busca também a organização dos serviços, incluindo a priorização por ordem de urgência, e a geração de indicadores sobre o volume de atendimentos e tempo de espera.

Com este novo sistema, o paciente mesmo seleciona sua opção de atendimento (consulta, fisioterapia, exame, internação, pós-consulta e prioridades, etc.) em um totem, retira sua senha e acompanha no monitor as chamadas para ser atendido nos guichês, sendo então encaminhado para os consultórios. Katia Santos, coordenadora hospitalar, destaca que as vantagens incluem o gerenciamento da quantidade de pacientes aguardando atendimento, o número de atendimentos por hora e a distribuição por tipo de serviço (consultas, exames, oncologia).

Segundo Alexandre Tomanik Adolpho, supervisor de TI e responsável pela implementação do projeto, esta é a primeira etapa da automatização. Na próxima fase, as senhas também serão utilizadas nos consultórios, salas de exames, fisioterapia e quimioterapia. Assim, o paciente fará o registro apenas uma vez na recepção, e o restante será conduzido através do painel de senhas.

Para a implementação do projeto, foi necessário adquirir um módulo específico incorporado ao sistema hospitalar, um monitor touch screen, uma impressora térmica com guilhotina, cabos e uma TV. Essa melhoria foi viabilizada graças a uma parceria com o Tauste Ação Social, por meio da campanha Panetone Solidário Tauste, que destinou à instituição o montante de R$ 192.285,72. Além da automatização da recepção, os recursos também possibilitaram a substituição do PABX do hospital e a reforma do Centro de Material Esterilizado (CME), que está em andamento.

Para a transição do PABX analógico para o digital voip, foram adquiridas uma licença de software para o servidor do hospital, 50 aparelhos telefônicos voip e 20 headsets USB.

Cirurgias eletivas

O Grendacc ampliou a quantidade de cirurgias realizadas através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí. Estão programadas 12 cirurgias por semana de colecistectomia videolaparoscópica (remoção da vesícula por vídeo), podendo atender até 54 pacientes por mês, além de avaliações prévias no ambulatório pelas equipes médicas de cirurgia e anestesia, exames pré-operatórios e acompanhamento pós-operatório.

Essa parceria foi estabelecida a partir de um convênio que a cidade mantém desde janeiro de 2023 com a gestão do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) para a realização do mutirão. A expectativa é superar os números de 2023, ultrapassando mil procedimentos eletivos de média e baixa complexidade. Além do Grendacc e do Hospital Regional, o Hospital Universitário (HU) e o Santa Elisa realizam os procedimentos por meio do convênio com o HSV.

A prefeitura esclarece que os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). Os cidadãos que recebem o diagnóstico nos serviços de saúde públicos são inseridos na lista de espera do sistema, com convocações realizadas pelas equipes hospitalares.


Postar um comentário

0 Comentários