O Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) completou, nesta quinta-feira (18), 15 anos de operação atendendo passageiros que desejam visitar Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. A comemoração foi realizada no Espaço Expressa, onde o trem desembarcou pela primeira vez. O prefeito Luiz Fernando Machado recepcionou os cerca de 400 convidados e o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro.
“Os 15 anos do Expresso Turístico representam um marco para Jundiaí e para os empreendimentos turísticos da cidade. Os visitantes, assim que chegam à cidade, sentem imediatamente a atmosfera e o clima acolhedor que predomina, principalmente, nas nossas Rotas Turísticas”, disse o prefeito. Os visitantes contaram com diversas atrações culturais e gastronômicas.
O trem parte aos finais de semana da Estação da Luz, na capital. Segundo a CPTM, desde o início das atividades, já foram transportados cerca de 200 mil passageiros. A viagem é feita a bordo de uma composição formada por carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.
“O Expresso atrai um ótimo público que parte da capital do Estado com destino a Jundiaí e que pode desfrutar de inúmeras opções culturais, gastronômicas e de resgate da nossa cultura”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressalta a importância do trem desembarcar no Expressa. “O Expressa vem sendo requalificado desde 2017 e está sendo contemplado com os maiores investimentos da história. A ocupação desse espaço é fundamental. Por isso, é tão importante receber o Expresso Turístico aqui e resgatar a história da ferrovia”, lembrou.
Para Jundiaí, numa viagem de 60,5 km e segundo destino preferido pelos turistas, só atrás de Paranapiacaba, 2.063 passageiros viajaram entre a capital e a cidade de janeiro a março, 66,9% mais que os 1.236 de igual período de 2023. Para este ano, a previsão da CPTM é transportar um total de 36 mil visitantes para os três destinos.
“Jundiaí é parte importante desses 15 anos de Expresso Turístico, principalmente porque agrega o turismo local ao turismo dos paulistanos, além de oferecer esse resgate da tradição da ferrovia. É motivo de orgulho comemorarmos esses 15 anos aqui em Jundiaí”, reforçou o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro.
Funcionárias da área de Segurança da CPTM, Edilene, Cristiane e Katty aprovaram o passeio até Jundiaí. “São 26 anos já trabalhando na empresa e nunca tinha vindo a Jundiaí. É muito legal ver que a história da ferrovia aqui é preservada com esse espaço maravilhoso”, lembrou a agente Edilene Aparecida Matos de Almeida Melo, que é moradora de Suzano, na Grande São Paulo, e aproveitou o passeio para provar a Uva Niagara da cidade.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí
0 Comentários