Uma forte chuva atingiu a região entre a noite dessa terça (13) e madrugada desta quarta-feira (14), causando muitos estragos. Em Itupeva, a Vila São João foi um dos locais mais afetados, com o córrego Piracatu transbordando e a água atingindo várias casas.
O prefeito Rogério Cavalin esteve na avenida Ulisses Guimarães, ainda na madrugada, falando com moradores e avaliando a situação para que logo fossem iniciadas ações.
A Prefeitura emitiu uma nota sobre o ocorrido:
“A Prefeitura de Itupeva informa que a cidade foi atingida por uma forte chuva na noite de ontem (13/02) que causou alguns estragos, principalmente na Vila São João.
Segundo informações da Defesa Civil, foram 59 mm/cm² em poucas horas, fazendo com que o sistema de drenagem do Córrego Piracatu não suportasse o volume, extravasando pelas bordas e invadindo algumas residências.
Nesta quarta (14), desde as primeiras horas do dia, equipes da Prefeitura trabalham na limpeza das ruas com caminhão pipa e desentupimento de bueiros.
Além disso, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social fazem o levantamento dos estragos nos bairros para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas.
A secretaria de Assuntos Jurídicos e Fundiários da Prefeitura estuda a viabilização de um decreto determinando a isenção da taxa de IPTU às famílias que tiveram casas invadidas pelas águas.”
Obras no Córrego Piracatu
Em vídeo gravado próximo ao córrego, o prefeito Cavalin, acompanhado do vice-prefeito Isaque Messias, explicou que a liberação para as obras no local saiu na última sexta-feira (9), possibilitando a realização do trabalho com segurança.
Conforme pontuou o prefeito, as obras foram iniciadas em dezembro sem a liberação adequada para serem realizadas. A avaliação é de que as muretas de contenção, que foram retiradas, ajudariam a conter a água.
0 Comentários