O apresentador e jornalista Evaristo Costa usou as redes sociais, na tarde deste sábado (13), para atualizar seguidores acerca de seu estado de saúde. Em vídeos gravados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na Inglaterra — onde ele está internado para tratar complicações derivadas da Doença de Crohn —, o paulista de 47 anos revelou que ainda não possui previsão de alta hospitalar, mas que já foi liberado para caminhar pelos corredores do centro médico.
Evaristo ressaltou também que já não sente as fortes dores abdominais que o fizeram procurar ajuda médica, na última sexta-feira (12). "Um homem de banho tomado e sem dor não quer guerra com ninguém", contou, bem-humorado, por meio dos Stories no Instagram.
Também por meio de suas redes sociais, Evaristo detalhou os sintomas que o levaram até o hospital, onde deverá passar mais uma noite. Na última sexta-feira (12), o jornalista sentiu fortes dores abdominais, com quadro de diarreia — com presença de sangue nas fezes —, febre e perda de peso.
"Isso tudo me levou à fraqueza, fadiga. A baixa imunidade deixou meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna (em novembro, ele recebeu o diagnóstico de celulite e erisipela em seu membro inferior esquerdo). Se eu não me cuidar posso ter complicações como anemia e graves infecções", explicou ele.
A Doença de Crohn é uma síndrome gastrointestinal crônica que, em geral, atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal. Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino, ela não manifesta uma razão específica para o desenvolvimento de seu quadro.
Essa doença pode acometer pessoas de qualquer idade, mas tem maior incidência no período entre os 20 e os 30 anos. Os sintomas são parecidos com o de condições que afetam o trato gastrointestinal. Por isso, é necessário procurar um médico que realizará os exames necessários para formar o diagnóstico.
Os principais sintomas são:
-Diarreia crônica;
-Dor abdominal;
-Perda de peso;
-Febre;
-Fangramento retal;
-Fístulas (pequenos canais que conectam indevidamente partes do intestino).
Além disso, em alguns casos, a Doença de Crohn pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como:
-Artrite;
-Aftas; -Olhos inflamados, vermelhos, feridos e sensíveis à luz;
-Desenvolvimento de erupções cutâneas ou doenças fúngicas dolorosas e avermelhadas nas pernas.
Fonte: O Globo
0 Comentários