Bebê de um ano morre após ser picado por escorpião em Sorocaba


 


Um bebê de um ano morreu após ser picado por um escorpião no sábado (13), no Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba (SP).

Segundo o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), a criança deu entrada no pronto-socorro do hospital com sinais de cianose e em parada cardíaca. A vítima chegou a ser intubada, mas não resistiu.

O velório e o enterro da criança aconteceu na manhã de domingo (14).

A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba confirmou a causa da morte nesta segunda-feira (15).

 
De acordo com a prefeitura, quando a pessoa é picada por um escorpião, deve procurar atendimento médico imediatamente em alguma unidade de saúde, como os postos de saúde, e unidades pré-hospitalares ou de pronto de atendimento.

O médico avalia o caso e encaminha, se necessário, para atendimento no CHS, onde é feita a aplicação do soro antiescorpiônico.

Porém, crianças com menos de dez anos devem ser levadas diretamente ao CHS, mesmo que possuam convênio em hospital particular.

 
Mais de mil casos de picadas de escorpião foram registrados na região de Sorocaba no ano passado. Foram 1.094 casos e nenhum óbito. Só na cidade, foram 216 casos e nenhum óbito em 2022, além de 259 casos e também nenhuma morte em 2023. Neste ano, Sorocaba soma dois casos, com um óbito.

Em todo o estado, foram 46.426 registro de casos e sete mortes por picada. Os números são do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo. A prefeitura orienta que o morador que encontrar um escorpião deve pressionar um objeto contra o animal, sempre se protegendo e mantendo uma distância segura entre a mão e o escorpião. Os escorpiões picam somente quando são tocados ou se sentem ameaçados.

A Zoonoses também pode ser acionada através do telefone 156.

  Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários