O Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, em Jundiaí (SP), decidiu fechar as portas depois de 115 anos de fundação. Segundo apurado pela TV TEM, o motivo seria a falta de verbas para manter o funcionamento.
O terreno do gabinete foi doado pela prefeitura há 100 anos. No estatuto, está especificado que se por algum motivo o local precisasse fechar, teria que ser repassado para a administração municipal.
Pelas redes sociais, o gabinete lamentou a decisão e informou que as negociações de encerramento e repasse da gestão para a prefeitura serão oficializados em janeiro de 2024. No entanto, o local fechará as portas a partir desta quarta-feira (20) "por questões práticas e burocráticas", enquanto aguardam a tramitação e finalização de todo o processo.
"Optamos pela demissão coletiva da Diretoria Executiva do Gabinete e encaminhamos ao Conselho de Administração que agendará a Assembleia Geral conforme Capítulo XI - artigo 47. Foi iniciada as negociações de encerramento e passar a gestão para a Prefeitura Municipal de Jundiaí. A oficialização vai acontecer em janeiro de 2024", informou.
Atualmente, o gabinete conta com apenas três funcionárias registradas e precisará pagar as rescisões de contrato. O local não possui dívidas, mas decidiu se antecipar e fechar as portas antes que isso aconteça.
O gabinete conta com um acervo de aproximadamente 55 mil livros e era o último do estado funcionando sem repasse de poder público.
O gabinete sobrevivia com o dinheiro da mensalidade de R$ 65 cobrada dos 260 associados - este número já foi maior, mas foi diminuindo gradativamente.
Em nota, a prefeitura de Jundiaí informou que está em tratativas para assumir a administração do espaço e que, por enquanto, não há nada definido a respeito dos serviços a serem oferecidos ou algo relacionado a revitalização do prédio.
Fonte: G1
0 Comentários