Rogério Cavalin (MDB) foi eleito o novo prefeito de Itupeva (SP), com 59,11% dos votos, durante a eleição suplementar que ocorreu no domingo (3). Isaque Messias ocupará o cargo de vice-prefeito. Além de Cavalin, outros três candidatos disputaram o cargo.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a posse de Rogério Cavalin deve ocorrer em 22 de janeiro de 2024. Ele ficará no cargo até o fim do próximo ano.
Em entrevista à TV TEM, Cavalin destacou quais serão as prioridades de sua gestão:
"A área da saúde é prioridade da nossa nova gestão. Educação inclusiva também, trabalhando para pessoas com autismo. Reorganizar finanças públicas e não deixar obras paradas. Oferecer serviços de qualidade ao cidadão", afirma.
A campanha eleitoral teve início em 4 de novembro de 2023, conforme o TRE-SP.
"O resultado final das eleições acho que mostra que a população de Itupeva deseja uma mudança para melhorar o serviço público", ressaltou.
Eleições fora de época
A votação para escolher um novo prefeito em Itupeva ocorreu após a cassação do mandato do ex-prefeito Marco Antônio Marchi (PSD), eleito em 2020.
Marcão Marchi foi cassado pelo uso indevido dos meios de comunicação na campanha eleitoral de 2016. Em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou a sua candidatura em decisão unânime, por sete votos a zero.
A eleição de domingo contou com 15 locais de votação e 135 seções. A votação teve início às 8h e se encerrou às 17h. A apuração dos votos foi feita na 65ª Zona Eleitoral de Jundiaí. Segundo apurado pela TV TEM, não houve nenhuma ocorrência.
Conforme o TRE-SP, o Código Eleitoral, no artigo 224, § 3, prevê a realização de eleições suplementares quando decisão da Justiça Eleitoral indefere o registro de candidatura, cassa o diploma ou determina a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados.
Fonte: G1
0 Comentários