Honraria Brigadeiro Tobias foi concedida a 89 personalidades civis e militares em reconhecimento a contribuição para a PM e sociedade.
O ato heróico do capitão Cassaniga de saltar de um helicóptero e resgatar vítima do Edifício Joelma com o pé fraturado, em 1974 foi o que ele rendeu uma homenagem ao receber a Medalha Brigadeiro Tobias. A honraria é a mais alta concedida pela Polícia Militar e foi entregue nesta manhã a 89 personalidades durante a cerimônia na academia da Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), na zona Norte de São Paulo.
"Eu fiquei surpreso quando recebi o ofício do coronel Cássio para participar ponto completei em março 63 anos de Polícia Militar, então eu fiquei satisfeito, não só eu, como meus familiares e amigos", agradecer o capitão, que relembrou as suas atuação e a de seus colegas no incêndio do Edifício Joelma, em 1974.
No dia da ocorrência, o policial estava de folga, mas se apresentou voluntariamente para ajudar. "Eu saltei do helicóptero em cima do prédio e impedir que as pessoas continuassem a se julgar. Ficamos no centro do telhado para se proteger das chamas que vinham da lateral até os meus outros colegas chegarem para terminar o resgate. Eu tive uma fratura no pé, mas apertei bem o coturno e esqueci da dor. Fiquei lá até a última vítima ser resgatada", relatou.
Instituída em 1.965, a medalha leva o nome de Brigadeiro Tobias de Aguiar, patrono da Polícia Militar responsável pela criação da corporação em 1.831 por meio da Guarda Civil permanente.
O secretário de segurança pública, Guilherme Derrite, parabenizou os agraciados e destacou a experiência de cada um para servir de inspiração.
Entre as homenagens, também se destacou a professora Cinthia Barbosa, que em março deste ano desarmou o ator do ataque na escola Thomazina Montora, na Vila Sônia.
Fonte: JR
0 Comentários