Pais reclamam de fechamento de escola centenária em Jundiaí


Segundo matéria do portal G1 o anúncio do fechamento da Escola Municipal Américo Mendes, centenária em Jundiaí (SP), tem causado indignação entre os pais e moradores do bairro dos Fernandes. A prefeitura alega que a escola está com problemas estruturais e os 122 estudantes da unidade serão remanejados para outra unidade a seis quilômetros de distância.

O anúncio foi feito há cerca de um mês. Com aproximadamente 100 anos de história, a escola faz parte da história de diversos moradores do bairro.

A dona de casa Maria Conceição Visconde, atualmente com 60 anos, estudou na unidade durante o ensino fundamental. Com uma imagem em preto e branco nas mãos, ela relembrou os tempos em que era aluna, ainda em 1972.

"Faz 53 anos que eu moro no bairro. Eu estudei, depois todos os meus filhos estudaram. Meus netos estão terminando. Uma neta, inclusive, já saiu. E eu acho que isso é um patrimônio, tanto de Jundiaí quanto do bairro", afirma.

Conforme apurado pela TV TEM, os moradores informaram que uma reunião foi feita com os pais dos alunos para dizer que um engenheiro da prefeitura esteve na unidade e fez um laudo que atestou problemas estruturais que não permitem que uma reforma seja feita.

Os pais solicitaram o laudo para saber quais são essas questões, mas afirmam não terem recebido. A prefeitura alega que não existe nenhum laudo técnico de engenheiros.

"Se o engenheiro veio fazer isso e olhou tudo, então nós, como pais, queremos saber o que realmente está acontecendo."

A fotógrafa Simone de Jesus Martins, que tem a filha matriculada na escola, afirmou à TV TEM que toda a família estudou no local e relatou o descontentamento com a transferência da criança para outra unidade escolar. "O sentimento é de muita tristeza, né? Porque, como eu falei para as mães, é uma relíquia do bairro", diz.

A babá Luciene Moraes, que estudou na escola com a irmã e também tem o filho matriculado, contou que soube da mudança pelos vizinhos, pois ninguém da prefeitura entrou em contato com ela, e afirmou que vai lutar pela permanência da instituição.


Postar um comentário

0 Comentários