Segundo informações do portal G1 moradores de um condomínio que fica ao lado de uma antiga empresa de farinha na Vila Hortolândia, em Jundiaí (SP) reclamam do aumento de insetos e animais peçonhentos, como ratos, baratas e insetos, além da dengue.
Segundo eles, o aumento ocorre desde que o moinho de trigo parou de funcionar devido a um incêndio que aconteceu em 2021. À TV TEM, Eliete Cristina contou que encontrou um rato dentro de casa. “A preocupação é com as doenças que o rato contrai e traz, como a leptospirose”, afirma.
Outros moradores também já viram ratos e baratas nos apartamentos. Segundo Natália Boa, administradora e sindica do prédio, a dedetização é feita a cada seis meses e está em dia, por isso, o foco não está no condomínio. Ela acredita que o abandono do moinho seja o maior problema.
“Se não for tratado o foco não vai resolver, por que é muito rato que tem aparecido e são muitas residências, então realmente é uma falta de cuidado”, diz.
A praça ao lado também tem contribuído para o aumento de animais devido à quantidade de lixo que se acumula no espaço. Os moradores estão igualmente preocupados com a dengue, já que, com o local abandonado, buracos, tubulações e outros possíveis locais propícios para o acúmulo de água estão se tornando criadouros do mosquito transmissor da doença.
Jundiaí (SP) já registrou 1.037 casos de dengue em 2023, sendo que a Vila Hortolândia, onde o condomínio está localizado, representa quase 16% dos casos e também a única morte registrada na cidade.
Fonte: G1.
0 Comentários