Como são as casas de 15 m² que a Prefeitura de Campinas está construindo para 116 famílias
A Prefeitura de Campinas começou a construir 116 moradias de 15 m² para abrigar famílias que hoje vivem na ocupação Nelson Mandela. A previsão é que 450 pessoas sejam abrigadas, o que dá uma média de quase quatro pessoas por casa. A iniciativa foi alvo de críticas, apesar de alguns beneficiados se sentirem vitoriosos por terem acesso à moradia (leia mais abaixo).
Segundo a Prefeitura, depois da assinatura do contrato, as famílias terão até seis meses para começarem a pagar o financiamento. "A mensalidade de menor valor equivale a 10% do salário-mínimo", informou o Executivo local.
Mas, afinal, como são as casas? E o que cabe exatamente em 15m²?
Na atual configuração, as casas, que ainda não estão prontas, têm dois cômodos (veja foto abaixo). Logo na entrada, à direita, fica um cômodo menor, onde deve ser instalado o banheiro. Ao lado, há um cômodo maior, com uma janela. Segundo a prefeitura, o terreno tem 90 m² de área total.
E o que cabe exatamente em 15 m²?
Um espaço de 15 m² equivale a um retângulo de 3 m x 5 m, ou pouco menos que 3,5 m x 4,3 m. Nesse ambiente, cabe uma cama de solteiro ou de casal, uma pequena escrivaninha, um armário e uma área de circulação limitada.
Se for uma sala de estar, por exemplo, há espaço para um sofá pequeno (ou poltrona), uma mesa de centro, uma estante, uma TV e uma pequena área para circulação.
Fonte: G1.
0 Comentários