A Garoto vai fechar? O Serenata de Amor vai acabar? Veja o destino da fábrica de chocolates no ES após aprovação da aquisição pela Nestlé
Fábrica da Garoto em Vila Velha — Foto: Divulgação/Garoto
VIA G1 - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, na quarta-feira (7), a conclusão da aquisição da Chocolates Garoto pela Nestlé, após 21 anos de impasse. O acordo está condicionado a uma série de “remédios comportamentais" para preservar a concorrência no mercado nacional de chocolates. Com isso, surgiram dúvidas sobre a o futuro da empresa de origem capixaba localizada em Vila Velha, na Grande Vitória: o tradicional Serenata de Amor vai acabar? A fábrica vai fechar? Novos produtos serão lançados?
O Cade explicou que esse termo "remédios comportamentais" corresponde às medidas relacionadas à atividade interna da empresa, como, por exemplo, obrigações a fazer e não fazer. Ou seja, algumas condicionantes pela aprovação da aquisição da Garoto pela Nestlé.
Entre elas, estão que a Nestlé não poderá adquirir, pelo período de cinco anos, ativos que representem, acumuladamente, participação igual ou superior a 5% do mercado. O compromisso não se aplica a aquisições internacionais.
Outra cláusula prevista no acordo obriga a Nestlé a comunicar ao Cade, por um prazo de sete anos, qualquer aquisição de ativos que caracterize ato de concentração no mercado nacional de chocolates, abaixo do patamar de 5%.
Outras normas interferem no funcionamento e futuro da fábrica da Garoto, em Vila Velha. Confira abaixo como a decisão do Cade impacta na Garoto.
0 Comentários