Jovem que ficou famoso com vídeos de capivara é multado em R$ 17 mil pelo Ibama
Reprodução/Redes sociais
O jovem Agenor Tupinambá, conhecido por compartilhar vídeos da capivara "Filó" nas redes sociais, foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama por suspeita de maus-tratos e exploração animal. Agenor, um pecuarista de 23 anos, mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas, e acumula mais de 377 mil seguidores no Instagram e uma grande popularidade no TikTok, onde compartilha sua rotina com Filó e outros animais da área rural.
Além da multa, Agenor recebeu uma notificação para remover todos os vídeos das redes sociais e entregar a capivara em até seis dias. O Ibama chegou até ele após uma denúncia anônima. Agenor já está em contato com sua assessoria e advogados para tentar resolver a situação.
Em seus stories do Instagram, o pecuarista contou que passou mal após a notificação do órgão e lamentou a acusação. Ele também publicou uma nota de esclarecimento em seu feed, explicando sua paixão pelos animais e afirmando que jamais seria capaz de maltratá-los.
Agenor deve entregar Filó a um centro de tratamento animal, sob a acusação de tê-la retirado de seu habitat natural. Ele destacou que escolheu ser um guardião, não um criminoso. O jovem agradeceu o apoio de amigos, familiares, imprensa e suporte jurídico e ressaltou que até mesmo o prefeito da cidade se opôs à decisão do Ibama. Ele tem alguns dias para recorrer da decisão.
Agenor e Filó chamaram a atenção do público em fevereiro deste ano, quando o jovem contou sobre a amizade improvável entre os dois. A capivara foi um presente de um primo que conhecia sua paixão por animais, e o sucesso de Filó nas redes sociais fez com que o número de seguidores de Agenor crescesse rapidamente.
0 Comentários