Desafio On-line, com objetivo de matar alunos, é apontado como possível motivo para ataque a escola em Morungaba
O "desafio do Discord" foi apontado como um dos motivos para o ataque a uma escola em Morungaba, interior de São Paulo, que deixou três alunas feridas na última quarta-feira (12). O suspeito, de 19 anos, invadiu a escola armado com três facas e foi preso pela polícia militar. De acordo com fontes policiais, parte das mensagens retiradas do celular do suspeito liga o ataque a um desafio lançado em um chat de jogos chamado Discord, utilizado por jogadores que se comunicam entre si. As informações são de matéria públicada no Jornal de Jundiaí.
Segundo as mensagens, os ataques referentes ao desafio seguirão até o fim deste mês, com previsão de retorno em outubro. Na delegacia o autor confessou que o objetivo do ataque era matar o maior número possível de alunos. As investigações sobre o caso estão em andamento e o conteúdo do celular do suspeito será investigado pela Polícia Civil.
A invasão na escola de Morungaba causou pânico entre alunos, professores e pais. Segundo relatos, policiais faziam patrulha nas imediações da escola quando avistaram alunos correndo desesperados no sentido contrário da unidade escolar. Os policiais conseguiram visualizar o suspeito armado com uma faca correndo atrás de vários alunos no pátio e rapidamente entraram na escola. Um dos policiais viu o invasor agarrando uma aluna, mas conseguiu retirá-la dos braços do suspeito sem feri-la.
No momento do ataque, algumas alunas se feriram ao passarem por uma janela para tentar fugir do invasor. As feridas foram leves e as alunas foram prontamente atendidas pela equipe médica. Toda a atmosfera criada revoltou os pais dos alunos, que queriam linchar o invasor e chegaram a cercar a viatura, pedindo que os policiais o soltassem na rua.
O caso em Morungaba trouxe à tona uma questão que tem preocupado pais, professores e autoridades em todo o país: o uso da internet e dos jogos eletrônicos como plataforma para o incentivo à violência e à criminalidade. O "desafio do Discord" é apenas um dos exemplos de como as redes sociais e os jogos podem ser usados para disseminar conteúdo violento e estimular ações criminosas.
Por isso, é fundamental que os pais, educadores e governantes estejam atentos a essa questão e atuem de forma conjunta para prevenir esses tipos de crimes. É importante que sejam promovidas campanhas de conscientização sobre os riscos do uso inadequado da internet e dos jogos eletrônicos, além da implementação de medidas de segurança nas escolas e em outros espaços públicos. A segurança de crianças e jovens deve ser uma preocupação constante, e a prevenção é sempre o melhor caminho.
0 Comentários