Arquivo Pessoal - Reprodução G1
Um calor de aproximadamente 37ºC provocou uma situação inesperada em um mercado em Campo Maior, no Piauí: uma caixa de ovos de codorna chocou, com os filhotinhos nascendo na prateleira!
O caso ocorreu em 21 de setembro, mas as imagens começaram a circular nas redes sociais nessa quinta-feira (13). As aves chegaram a ser resgatadas com vida, mas não sobreviveram.
As imagens foram feitas pelo gerente do mercado, que diz que entregou algumas aves ao fornecedor, mas que também não resistiram.
Veja o momento:
🚨VEJA: Codornas nascem em prateleira de mercado no Piauí por conta do calor de 40°C e surpreendem gerente. pic.twitter.com/QdKJQnWo6O
— CHOQUEI (@choquei) October 13, 2022
Ao G1, o zootecnista Bruno Costa explicou que os ovos estavam fecundados, ou seja, haviam machos junto com as fêmeas. "De onde vieram esses ovos tinha macho junto com as fêmeas. Ovos para consumo não devem ser galados (fecundados) por conta do tempo de prateleira. As granjas responsáveis adquirem lotes somente de fêmeas. Às vezes o controle não é eficaz e enviam ovos férteis para mercados".
Ainda de acordo com ele, não há problema em consumir ovos fecundados, desde que não haja o estímulo para incubação (como a alta temperatura, por exemplo). No entanto, legalmente, os mercados devem comercializar ovos de granjas fiscalizadas e que tenham apenas fêmeas.
Arquivo Pessoal - Reprodução G1.
0 Comentários