Segundo informações do portal G1 o primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado nesta terça-feira (19) em Jundiaí (SP), pela Secretaria de Estado da Saúde.
Ainda na noite de terça-feira, a prefeitura de Jundiaí divulgou uma nota oficial e informou que o paciente é um homem, de 34 anos, que não está hospitalizado e não registra viagens internacionais.
Conforme a prefeitura, o homem relatou viagem para o interior de São Paulo no final do mês de junho, poucos dias antes de apresentar os primeiros sintomas no dia sete de julho. A busca por atendimento médico foi realizada no dia 14, com a indicação de suspeita, seguindo em isolamento desde então.
A prefeitura informou que não há registros de casos secundários suspeitos no município. O paciente permanece em acompanhamento pela equipe de saúde, pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.
Em todo o estado de São Paulo já são 374 casos da doença. A Secretaria Estadual de Saúde informou que todos os pacientes são acompanhados.
O vírus da varíola dos macacos é transmitido, principalmente, por contato íntimo. Por isso, a orientação é evitar contato com pessoas que tenham lesões na pele e reforçar a limpeza das mãos.
Itararé também registrou o primeiro caso de varíola dos macacos no município. O paciente, que não teve a idade e sexo revelados, está em acompanhamento desde início dos sintomas e segue em isolamento social.
0 Comentários