Guarda municipal de Jundiaí é detido durante nova ação contra envolvimento de agentes públicos em tráfico de drogas
Segundo matéria do portal G1 um guarda municipal de 37 anos foi detido nesta quinta-feira (28) durante mais uma etapa da operação que investiga a atuação de guardas em vários crimes com tráfico de drogas pela região de Jundiaí (SP). A operação teve início em dezembro de 2021.
A ação ocorreu após promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar comparecerem à sede da Guarda Municipal de Jundiaí durante a manhã.
O guarda foi detido em sua casa, enquanto o Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) cumpria mandados de busca e apreensão.
Ele foi levado para a Delegacia de Investigações Gerais de Jundiaí (DIG), onde prestou depoimento acompanhado de um advogado e do corregedor da Guarda Municipal, e foi liberado em seguida.
No local, as equipes encontraram cinco munições calibre .38. A Polícia Civil analisou se ele poderia guardá-la em casa, já que a GCM possui autorização para guardar apenas munições de calibre .380.
Segundo a Polícia Civil, a análise foi feita pois, no passado, já houve autorização para munições com o calibre encontrado nesta manhã. Conforme apurado pela TV TEM, o guarda apresentou documentos que comprovavam que elas eram antigas.
As munições foram apreendidas e agora a polícia vai investigar se o guarda possui ou não ligação com a organização criminosa.
Em nota, a Prefeitura de Jundiaí reforçou que não admite qualquer situação ou comportamento inadequado e que o comando e a corregedoria da guarda estão colaborando com as investigações do Ministério Público e que estão adotando todas as providências para a correção, apuração de responsabilidade e eventuais punições cabíveis.
0 Comentários