Os passageiros do Expresso Turístico CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que partiram de São Paulo e chegaram a Jundiaí na manhã deste sábado (26) tiveram uma calorosa recepção, com direito a música ao vivo por conta da Banda Musical Vivace Itinerante Tarantella Napolitana, que tem um repertório de música tradicional italiana.
Também houve a presença de atores que, além de recepcionar os turistas com animação, também orientaram para a saída original (diferente da utilizada pelos passageiros regulares) da estação de trem, recentemente restaurada.
As passageiras Andrea Casagrandi e Luciene Ribeiro, que moram na capital, disseram ter ficado positivamente surpresas com toda a organização. “Viemos justamente para conhecer a rota e o passeio de trem. Nunca tínhamos conhecido as cidades vizinhas e, quando pesquisei, fiquei interessada por Jundiaí”, afirma Andrea. “A recepção com a orquestra foi uma grata surpresa, a cereja do bolo”, completou Luciene.
CONFIRA AS ROTAS TURÍSTICAS DE JUNDIAÍ
A rota do Expresso Turístico é feita numa locomotiva a diesel, modelo Alco, fabricada em 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Eles foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). São levados até 172 passageiros por viagem. Além de apreciar a paisagem por ângulos normalmente não vistos, o turista também conhece no trajeto parte da história da ferrovia e das estações. O embarque do Expresso é às 8h30, na plataforma 4 da Estação Luz, com retorno às 16h30.
“Com a estação revitalizada, estamos realizando ação conjunta entre as Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Cultura (UGC) e a CPTM, para potencializar os atrativos de Jundiaí e proporcionar aos visitantes essa experiência turística desde a sua chega à cidade”, comenta o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Para o o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da UGC, Ricardo Cantamessa, o objetivo de valorizar a cultura jundiaiense tem sido alcançado, “Nós da Cultura acreditamos muito que isso muda o seu bairro, muda a sua cidade e muda o mundo. As novas rotas são muito positivas para a economia criativa da cidade, para o desenvolvimento de todos os nossos artistas em todas as formas de linguagem. Muitos que chegam aqui não conhecem nossa rica história e a qualidade das atrações que temos aqui e essa recepção ajuda muito nesse contato”, relata.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)
0 Comentários