Toyota suspende produção no interior de SP por falta de insumos
Segundo matéria do portal G1 a Toyota do Brasil suspendeu a produção em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) temporariamente a partir desta quarta-feira (9). A previsão é que o trabalho seja retomado na segunda-feira (14). O motivo, segundo a montadora, é por falta de insumos. A causa não foi informada.
Em nota, a montadora afirmou que "apesar dos esforços para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, as plantas de Indaiatuba, onde é fabricado o Corolla, e em Sorocaba, onde são produzidos os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação), estão com produção suspensa nos dias 9, 10 e 11 de março".
"A companhia reitera que vem buscando soluções que minimizem os impactos ao consumidor e que mantém diálogo constante e aberto com seus fornecedores, além de aplicar em suas unidades o TPS – Toyota Production System – como forma de minimizar o grande impacto que essa situação atípica vem causando em sua operação e em toda a sua cadeia de fornecedores."
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), componentes importados do Japão estão em falta na fábrica que fornece cinto de segurança para a Toyota.
"Os trabalhadores da montadora, no entanto, não serão prejudicados graças ao acordo de banco de dias emergencial, negociado pelo sindicato", informou o SMetal, completando que só em Sorocaba são 2,7 mil trabalhadores.
A medida garante que os trabalhadores fiquem em casa sem desconto salarial quando a falta de matéria-prima impactar a produção. Na hora de "pagar" essas horas no futuro, eles recebem um bônus financeiro no valor de R$ 300,00, válido para até 3 dias compensados (quando chegar a um quarto dia, será pago um novo bônus).
A unidade em Porto Feliz (SP), responsável pela produção de motores, não foi afetada.
0 Comentários