Segundo matéria do portal G1 moradores do bairro Medeiros encontraram vários peixes mortos no Rio Caxambuzinho, em Jundiaí (SP). Segundo eles, mais de 150 quilos morreram no trecho.
O Rio Caxambuzinho nasce na Serra do Japi e termina perto de Itupeva. De acordo com os moradores, a morte dos peixes teria sido causada devido ao descarte irregular de esgoto por uma empresa na região, e que o problema existe há cerca de dois anos. Ainda segundo eles, foram feitas reclamações.
Em nota, a empresa Bignardi informou que descarta os dejetos em uma rede ligada à companhia de saneamento de Jundiaí, não lançou esgoto no córrego Ribeirão-Ermida e que possui uma estação de tratamento própria, que é fiscalizada constantemente pela DAE e pela agência ambiental de Jundiaí.
Já a DAE informou que, em dezembro, foi identificada uma carga elevada de efluentes, possivelmente encaminhada por uma empresa da região. Em função disso, a empresa foi notificada e chegou a ser autuada pela DAE.
À época, técnicos vistoriaram o rio e realizaram a oxigenação da água e a desobstrução da rede. Diante desta reclamação, uma nova vistoria será feita no local.
0 Comentários