A publicação da última quinta-feira (13) no site do Sindicado dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP),informando um surto de Covid-19 na Penitenciária Osvaldo Cruz, na cidade de Osvaldo Cruz, no interior de São Paulo, com 43 casos identificados em um grupo de 76 detentos que foram testados nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), ligou o sinal de alerta. De acordo com a publicação, os 43 detentos positivados para a Covid-19 foram isolados.
Diante desse quadro de preocupação, a diretoria do sindicato solicitou à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) a suspensão das visitas presenciais do próximo final de semana, a exemplo do que foi feito em pavilhões outras unidades prisionais que haviam apresentado muitos casos de sintomas gripais entre os presos. Também foi pedido o adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada inicialmente para domingo (16).
Conforme o SIFUSPESP, atualmente a Penitenciária de Osvaldo Cruz tem uma população carcerária de 1.018 detentos, para uma capacidade de 844. Desse total, 140 haviam deixado a unidade para a saída temporária prevista em lei, entre 23 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022, e 139 retornaram.
O órgão sindicato sinaliza que o contato entre os presos e outras pessoas na saidinha pode ter relação com os contágios, apesar de não haver informações sobre quantos dos que saíram estão contaminados”.
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) suspendeu as visitas na Penitenciária nestes sábado (15) e domingo (16) após confirmações de Covid-19 entre detentos da unidade.
(Fonte Sigamais)
0 Comentários