Foram canceladas no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí, as cirurgias eletivas, devido o aumento no número de casos de Covid-19 e Influenza.
Desde o fim de dezembro de 2021, a unidade precisou ampliar o número de leitos dedicados às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em 30%. Por conta dessa readequação do espaço, estão canceladas as cirurgias eletivas até o dia 1º de fevereiro.
Segundo a prefeitura, somente a partir desta data e com avaliação do cenário da pandemia, será possível ter novas definições sobre os procedimentos. Foram mantidas somente as cirurgias de pacientes internados e de urgência.
Entre os dias 5 e 18 de janeiro, a média móvel de internações no hospital em decorrência de SRAG foi de 10,21, número 22% maior que o registrado no período anterior, de 29 de dezembro a 11 de janeiro, cujo índice foi de 8,42.
Além disso, o número de atendimentos de urgência e emergências em demanda geral tem se mantido alto: foram 537 na última semana e 542 na semana anterior.
Ainda de acordo com a prefeitura, entre os dias 10 e 17, a cidade registrou 9,4 mil casos de atendimentos de síndrome gripal nos quatro serviços exclusivos operantes naquele momento (UPA Vetor Oeste, dois Prontos Atendimentos Exclusivos Hortolândia (Policlínica e Creche do Idoso) e o Pronto Atendimento Retiro.
O número representa crescimento de 10% em relação à semana anterior, que já havia sido o pior momento da pandemia vivido na cidade, com mais de 8,5 mil atendimentos. Para dar conta da demanda, o quinto equipamento foi aberto: a Unidade Sentinela Vila Marlene.
(Fonte G1)
0 Comentários